cover
Tocando Agora:

Empreendedorismo Familiar: 5 dicas de como criar, gerir e manter uma família saudável

No Brasil, 90% das empresas têm perfil familiar, respondem por mais da metade do PIB, empregando no último ano, 75% da mão de obra no país, aproximadamente 24,52 milhões de pessoas - uma alta de 1,4% em relação a 2021, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O movimento que cresceu em todo o Brasil visa aplicar técnicas de gestão empresarial dentro do lar para transformar a família em uma espécie de empresa de sucesso também.

Empreendedorismo Familiar: 5 dicas de como criar, gerir e manter uma família saudável
Empreendedorismo Familiar: 5 dicas de como criar, gerir e manter uma família saudável (Foto: Reprodução)

Empreendedorismo Familiar: 5 dicas de como criar, gerir e manter uma família saudável

Solucionar problemas, gerar oportunidades, criar soluções e investir na criação de ideias relevantes não se aplica apenas a um público específico, a empresas ou a sociedade. Essa prática cresceu exponencialmente em diversas facetas da vida, até mesmo na família. Conheça e aplique dicas por trás desse movimento que tem ganhado destaque no Brasil

Brasil, janeiro de 2024: Um novo ano se inicia e traz com ele novas expectativas, planos e desejos para serem realizados. Durante este período, é comum planejar e traçar as metas para as 366 novas oportunidades dadas ao longo do ano.

A ponta do lápis ou até mesmo o bloco de notas do celular carrega as missões da nova jornada, que são divididas em diversas áreas: saúde, carreira, relacionamentos, investimentos, desenvolvimento pessoal, entre tantas outras. Mas é fato que todo o planejamento feito está baseado nos valores e princípios que regem a existência de cada ser neste planeta.

Princípios recebidos e transmitidos daqueles e para aqueles mais próximos: a família. O grande grupo que se estende à parentes, amigos queridos e que pode apresentar diversas configurações. 

Investir na família é a missão central do empresário Édem Davanzzo, co-fundador do maior movimento de empreendedorismo familiar do Brasil, "O Poder da Família", e apresentador do Programa Papo em Família da Soico TV, em Moçambique. O sócio da SME - The New Education, é perito em solucionar problemas de grandes marcas e empresários, além de ensinar as famílias a usarem técnicas de gestão empresarial no próprio lar para estimular os pais a empreender em sua própria família.

Davanzzo separou algumas dicas para aqueles que possuem como meta para o ano de 2024 o investimento na família, confira a seguir:

1. Valores e Princípios em primeiro lugar: Antes de qualquer planejamento, estabeleça os valores e princípios que regem sua família. Eles serão a bússola em todas as decisões e desafios que enfrentarão juntos.

2. O Poder do Planejamento Familiar: Assim como nas empresas, o planejamento é essencial para o sucesso da família. Definam metas e estratégias para alcançá-las.

3. A Arte de Solucionar Problemas: Encarem os desafios como oportunidades de crescimento. Apliquem técnicas de resolução de problemas aprendidas no mundo dos negócios para fortalecer os laços familiares.

4. Empreendedorismo na Família: Segundo Édem Davanzzo, a família pode ser vista como uma empresa. Apliquem técnicas de gestão empresarial no lar, incentivando a participação ativa de todos para alcançar os objetivos comuns.

5. Conectar-se com Propósito: Crie momentos significativos. Valorize o tempo em família, conectando-se de maneira autêntica. Não apenas vivam juntos, mas compartilhem experiências e aprendizados que fortaleçam os laços.


Sobre Édem Davanzzo

É empresário bem sucedido no setor de comunicação, eventos e educação corporativa, fundador da agência Sense_AND e sócio da SME - The New Education. 

O Top mind nexialista é perito em solucionar problemas de grandes marcas e empresários, além de ensinar as famílias a usarem técnicas de gestão empresarial no próprio lar para estimular os pais a empreender na família.

Anjo e Astro investidor | Co-fundador do maior movimento de empreendedorismo familiar do Brasil.

Comentários (0)