Lei que regula participação de brasileiros em estudos para novas vacinas e remédios entra em vigor em 28 de agosto
.
Após mais de nove anos, o projeto de lei 6.007/2023, que visa regulamentar a Pesquisa Clínica no Brasil, foi sancioando com vetos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A lei entra em vigor em 28 de agosto.
O projeto tem como objetivo aumentar as oportunidades de acesso a novas terapias contra doenças raras, doenças oncológicas e outras áreas terapêuticas.
O artigo que permitia a venda de medicamento experimental aos participantes das pesquisas após cinco anos do fim da pesquisa foi vetado por contrariar o interesse público.
Também foi vetado o trecho que que tratava sobre a exigência de comunicação ao Ministério Público sobre participação de indígenas nos estudos, por ferir o princípio da isonomia.
A expectativa é que com a aprovação do PL, o Brasil consiga se destacar no cenário dos estudos clínicos e mais pacientes consigam ter qualidade de vida.
Para explicar melhor essas mudanças, minha sugestão de fonte é o Fernando de Rezende Francisco, Gerente Executivo da Associação Brasileira de Organizações Representativas de Pesquisa Clínica (ABRACRO).
Ele possui graduação em Bacharelado em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, MBA em Economia e Gestão da Saúde pela Unifesp, MBA em Gestão Executiva na Indústria Farmacêutica pela Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas, e Mestrado em Gestão da Saúde pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas.1¹
Fonte: notícias expressa
Comentários (0)