cover
Tocando Agora:

Assinaturas digitais revolucionam área da saúde

Ao trazer mais agilidade, segurança e eficiência para hospitais, clínicas e laboratórios, a solução contribui para um cenário mais positivo e democrático em uma das áreas mais importantes para os cidadãos

Assinaturas digitais revolucionam área da saúde
Assinaturas digitais revolucionam área da saúde (Foto: Reprodução)

São Paulo, agosto de 2024 - Com o avanço da digitalização, a área da saúde tem experimentado mudanças significativas e superado diversos desafios, principalmente nas partes de gestão de documentos e manejo de dados sensíveis. Nesse cenário, uma tecnologia chama a atenção: a assinatura digital. Além da modernização dos processos, a solução aprimora a eficiência e segurança deles.


No Brasil, a Lei https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/l14063.htm regulamenta o uso da assinatura eletrônica em interações entre pessoas e instituições privadas com o Poder Público. Com isso, hospitais, clínicas e laboratórios que adotam essa solução experimentam diversas vantagens. Dentre elas, podemos destacar a eliminação do uso de papel, que diminui custos operacionais e gera um menor impacto ambiental. Segundo um levantamento feito pela ZapSign, startup de assinatura de documentos por meios digitais, em seu banco de dados, mais de 400 milhões de folhas de papel foram poupadas por meio da assinatura eletrônica de mais de 40 milhões de documentos.


Além disso, há redução do tempo de espera para a obtenção de assinaturas e localização de fichas, trazendo uma nova agilidade para os atendimentos. Podemos mencionar também o aumento da segurança dos dados como fator positivo, uma vez que as assinaturas digitais também precisam atender aos requisitos de conformidade e regulamentação específicos da área da saúde, garantindo que os documentos assinados estejam conforme as normas legais vigentes. No Brasil, a https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm impõe requisitos rigorosos sobre a manipulação e o armazenamento de informações pessoais.


Getúlio Santos, fundador e CEO da observa: “A digitalização na saúde não é apenas uma necessidade momentânea, mas um movimento para melhorar a eficiência e a segurança dos processos. A automatização de fluxos de trabalho reduz a possibilidade de erros humanos, aumentando a precisão e a confiabilidade das operações diárias.”


A adoção de assinaturas digitais contribui para uma maior transparência e rastreabilidade dos processos. Cada assinatura digital é única e vinculada a um signatário específico, permitindo a verificação e o acompanhamento de quem assinou o documento e quando isso foi feito. Isso é especialmente importante em um ambiente hospitalar, onde a precisão e a responsabilidade são cruciais.


“As assinaturas digitais também facilitam a colaboração entre diferentes profissionais de saúde e instituições. Documentos podem ser assinados e compartilhados eletronicamente, eliminando a necessidade de reuniões presenciais ou a troca de papéis físicos.”, adiciona Getúlio.


A tendência é que as assinaturas eletrônicas continuem a se expandir para diversos setores. Segundo o relatório https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/37973-84-9-das-industrias-de-medio-e-grande-porte-utilizaram-tecnologia-digital-avancada divulgado pelo IBGE, quase 85% das companhias entrevistadas declararam recorrer a pelo menos uma tecnologia digital em seus processos. Já de acordo com o relatório da https://www.grandviewresearch.com/industry-analysis/digital-signature-market-report a previsão é de que até 2030, o mercado de assinaturas alcance o faturamento de 40 bilhões de dólares, representando um aumento de 36,2%. 


 


Sobre a ZapSign


Criada em 2020, a startup brasileira https://zapsign.com.br/ permite às empresas enviar documentos para serem assinados por meio de aplicativos de mensagens, como WhatsApp, e-mail ou qualquer outro canal de comunicação. Com mais de 1 milhão de usuários ativos cadastrados (entre assinaturas gratuitas e premium) e mais de 40 milhões de documentos já assinados, a plataforma apresenta interface simples e intuitiva, além de excelente custo-benefício. Dentre os clientes, estão algumas das maiores empresas do país, como Itaú, Grupo GPA, Greenpeace, L'Oréal Brasil, Unimed e Rappi. Iniciou seu processo de internacionalização em 2021 e, atualmente, conta com clientes em 21 países. Faz parte da Truora, eleita a quarta melhor startup para jovens trabalharem no Brasil, segundo o ranking Employer for Youth (EFY).

Comentários (0)