Capim Dunamis ganha espaço no Nordeste como alimento para ovelhas e cabras
Produtores na região já relatam ganho de produtividade nas criações de caprinos e ovinos.
Desenvolvida pela empresa de tecnologia agrícola Milagro Agro Brasil, a brachiaria híbrida Dunamis tem se provado, desde seu lançamento há três anos, uma das melhores opções para a alimentação de rebanhos, seja por suas propriedades nutricionais ou por sua facilidade de adaptação e resistência em diferentes condições ambientais. Consequência disso é que a variedade já é a líder no segmento de capins híbridos, dominando mais da metade desse mercado no Brasil.
Este sucesso de Dunamis na engorda do gado vem chamando a atenção de criadores de ovelhas e cabras, principalmente na Região Nordeste, que também passaram a plantar a variedade de capim para alimentar seus animais. Os produtores relatam que ovelhas e cabras se adaptaram facilmente ao Dunamis, enquanto têm dificuldade para aceitar outros capins comuns no mercado. De acordo com alguns produtores que plantaram a brachiaria da Milagro, a produção de leite de cabra, por exemplo, chegou a dobrar.
Grande parte desses benefícios é garantida pela alta palatabilidade do capim Dunamis, que tem menos pêlos em suas folhas e, por isso, se torna um alimento mais suave e atraente para os animais. Além disso, a variedade produzida pela Milagro possui um teor de açúcar mais alto em comparação com outras gramíneas, o que, de acordo com diversos estudos, também pode contribuir para a fácil adaptação dos animais.
Resultado do cruzamento das variedades Marandu e Decumbens, Dunamis também traz uma série de outras vantagens para o produtor rural, seja na criação de ovinos, caprinos, bovinos ou até mesmo no preparo (descompactação) do solo para a agricultura. Entre os benefícios, é possível citar:
⦁ Crescimento inicial muito superior ao da Marandu e da Decumbens;
⦁ Resistência à cigarrinha das pastagens;
⦁ Fácil adaptação a solos de baixa fertilidade. (de pH 4,8, enquanto a Marandu exige pH 5,5), solos arenosos e terrenos com alta declividade;
⦁ Melhor controle de erosões;
⦁ Maior tolerância à seca se comparada à Marandu;
⦁ Boa tolerância a períodos curtos de encharcamento do solo (15 a 30 dias) se comparada à Marandu (3 a 6 dias);
⦁ Tolerância a Rhizoctonia (um dos fungos causadores da morte súbita das brachiarias);
⦁ Facilidade de plantio em covas em solo arenoso e sem correção;
⦁ Teores de proteína bruta e digestibilidade superiores aos da Marandu.
Com todas essas qualidades, Dunamis já é considerada a terceira revolução no mercado de brachiarias, na sequência das revoluções provocadas pela chegada das variedades Marandu e Decumbens, há algumas décadas.
Atualmente, criadores interessados em aumentar a produtividade de suas pastagens já podem adquirir as sementes do capim Dunamis em várias lojas distribuídas pelo Brasil. Além disso, a própria Milagro Agro Brasil disponibiliza, em seu site, as instruções para que qualquer produtor do país possa encomendar as sementes com rapidez e praticidade. Para saber mais, acesse https://milagroagrobrasil.com.br/
Comentários (0)