cover
Tocando Agora:

Comitê institucional discute a sustentabilidade no agro

Com foco em inovação tecnológica e preservação do meio ambiente, a FertiSystem, de Passo Fundo, reforça o compromisso com a sociedade e o setor, promovendo projetos impactantes e ampliando sua atuação em crises como a que passa o Rio Grande do Sul

Comitê institucional discute a sustentabilidade no agro
Comitê institucional discute a sustentabilidade no agro (Foto: Reprodução)

Desde sua fundação em 2002, a FertiSystem, com sede em Passo Fundo-RS, tem se destacado no mercado brasileiro, não apenas por suas inovações em dosadores de adubo, mas também por seu comprometimento com a sustentabilidade. Com uma presença consolidada em 95% das indústrias de máquinas e implementos agrícolas do Brasil, a empresa adotou uma abordagem multidimensional para integrar práticas em todas as suas operações, fundamentadas em seus valores de excelência, sustentabilidade, inovação, transparência e valorização humana.


Formado por colaboradores voluntários de diferentes setores da empresa, o comitê MotivAção organiza e lidera uma série de iniciativas que beneficiam o meio ambiente, fortalecem as comunidades locais e aprimoram as práticas corporativas. De acordo com Milena Grando Martins, psicóloga e analista de gente & gestão, a primeira grande ação foi a distribuição de mudas, incentivando cada colaborador a plantar e cultivar sua própria árvore, seja na sede da FertiSystem ou em local de sua escolha.


Também contempla o projeto “Poliniza”, uma parceria com a Tecnoagro e a Coprel, que instalou colmeias em áreas agrícolas para promover a biodiversidade e aumentar a produtividade através da polinização natural. “Além disso, também mantemos um rigoroso programa de gestão ambiental, atualizando constantemente licenças e desenvolvendo planos de gerenciamento de resíduos sólidos e de ação emergencial”, reforça a especialista.


Em paralelo, o comitê gerencia o grupo de doadores de sangue, uma parceria contínua com a CIPA. Este organiza doações regulares e campanhas para aumentar a conscientização e participação, o que é crucial durante os períodos de emergência médica. Outras ações incluem projetos educacionais, como o “João Maria Martins”, que apoia a educação de alta qualificação em áreas rurais, fornecendo recursos como ferramentas para trabalhos em horta e impressoras 3D para as escolas locais.


Projeto inovador


Um dos projetos mais inovadores da empresa na gestão ambiental é o investimento em terraços nas lavouras de testes. Essa técnica auxilia no escoamento adequado da água das chuvas. “Também desempenha um papel crucial na prevenção da erosão do solo e na mitigação dos impactos das enchentes. Estas são intervenções estratégicas no manejo do solo e que podem resultar em benefícios significativos, tanto para a agricultura quanto para o ecossistema local”, pontua Milena.


Solidariedade


Recentemente, em resposta às enchentes devastadoras que atingiram o Rio Grande do Sul, a FertiSystem, que tem seu DNA no Estado, mobilizou o comitê para agir rapidamente. Recursos e voluntários foram alocados para distribuir alimentos, água potável, roupas e kits de higiene às comunidades impactadas. A empresa também iniciou uma campanha de arrecadação, dobrando as contribuições dos funcionários para ampliar a ajuda oferecida.


Além disso, voluntários viajaram até as cidades atingidas para auxiliar com doações e a limpeza de ruas e casas. E”m parceria com o Curso de Moda da Universidade de Passo Fundo, organizamos a confecção de cobertores, que foram entregues aos atingidos. Também enviamos materiais de limpeza, pás, rodos e demais utensílios, para auxiliar na recuperação das áreas impactadas”, conta a analista.


“A FertiSystem acredita que a verdadeira inovação ocorre quando combinamos tecnologia avançada com práticas que cuidam do nosso planeta e das pessoas que nele habitam. O comitê MotivAção é uma demonstração desse compromisso, atuando proativamente para assegurar um futuro mais sustentável e resiliente”, finaliza Milena.


 Fonte: Rural press

Comentários (0)