cover
Tocando Agora:

Pedagogia, Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia: entenda as diferenças entre as áreas

Segundo Mara Duarte, apesar de diferentes, as especialidades se complementam e trabalham com o objetivo de ajudar crianças e adolescentes na aprendizagem

Pedagogia, Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia: entenda as diferenças entre as áreas
Pedagogia, Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia: entenda as diferenças entre as áreas (Foto: Reprodução)

Pedagogia, Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia: entenda as diferenças entre as áreas

Segundo Mara Duarte, apesar de diferentes, as especialidades se complementam e trabalham com o objetivo de ajudar crianças e adolescentes na aprendizagem

No dia 20 de maio é comemorado o dia do pedagogo, profissional que tem foco no processo de aprendizagem e é de grande importância na área de educação. Existem, porém, algumas dúvidas frequentes relacionadas ao que esta área e outras especialidades, como a psicopedagogia e a neuropsicopedagogia, têm em comum. 

Segundo Mara Duarte, neuropedagoga, psicopedagoga, psicomotricista e coach educacional, além de diretora do Grupo Rhema Neuroeducação, é preciso considerar que se tratam de áreas com algumas diferenças, mas complementares. “O pedagogo ensina o indivíduo a processar informações e o ajuda a aplicar de forma generalizada. Ele planeja, coordena e desenvolve atividades para melhorar o processo de aprendizagem, contribuindo para a definição de objetivos e metodologias de ensino de forma geral. Já o psicopedagogo procura identificar o processo intrínseco relacionado à aprendizagem de cada aluno. Ele busca decifrar como ocorre o processo de construção de conhecimento dos indivíduos”, explica. 

De acordo com Mara, a psicopedagogia propõe identificar entraves na aprendizagem, principalmente relacionadas à leitura, escrita e matemática; atuar de maneira preventiva; e elaborar estratégias e ferramentas que possam facilitar o aprendizado. “Com o olhar da Psicopedagogia, fica mais claro aos profissionais da educação quais dificuldades de aprendizagem uma determinada criança ou jovem apresenta, quais testes aplicar, como intervir, tratar e solucionar os problemas, potencializando para o crescimento”, afirma. 

Ela ressalta que um psicopedagogo consegue avaliar transtornos de linguagem e outros como dislexia; disgrafia; disortografia e etc. “Além disso, ele consegue utilizar a metodologia e ferramentas adequadas para facilitar o ensino para seus alunos. Também poderá atuar de forma preventiva e assertiva e entender como diagnosticar, intervir, solucionar o problema e tratá-lo”, diz.

É importante saber que dentro da Psicopedagogia também há áreas diferentes de atuação. “É possível trabalhar, por exemplo, com psicopedagogia clínica, educacional, empresarial e hospitalar. Todas buscam compreender o processo de aprendizagem e atuar de forma preventiva e interventiva nos problemas que podem surgir ao longo da aquisição de conhecimentos dos indivíduos”, afirma Mara Duarte.

Já a Neuropsicopedagogia, segundo a especialista, busca suas bases teóricas e práticas nas Neurociências e Educação. “Assim, o estudo das Neurociências ajuda o neuropsicopedagogo a compreender o funcionamento do cérebro e como ele se relaciona com o processo de aprendizagem, ao mesmo tempo em que trabalha com diagnósticos, intervenções e tratamentos dos transtornos de aprendizagem”. 

Segundo Mara Duarte, a Neuropsicopedagogia é capaz de ajudar o professor a garantir uma aprendizagem efetiva por meio da Identificação e criação de novos métodos de aprendizagem; detecção de crianças com dificuldades e transtornos de aprendizagem; aplicação de testes diferenciados para o diagnóstico; estimulação de um ensino com igualdade, no qual todos se sentem incluídos; e mediação, intervenção e tratamento de áreas como leitura, matemática e escrita.

De acordo com a diretora do Grupo Rhema Neuroeducação, é fundamental que profissionais da área procurem aprimorar cada vez mais seus conhecimentos nas mais diversas áreas para que possam atuar como agentes de transformação no processo educacional. “Seja em Pedagogia, Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia, os conhecimentos adquiridos sempre ajudarão a aplicar ações práticas para melhorar o processo de aprendizagem. No Grupo Rhema Neuroeducação, oferecemos uma série de cursos para que o profissional possa se aprimorar”, finaliza. 



Sobre Mara Duarte da Costa

Mara Duarte da Costa é neuropedagoga, psicopedagoga, psicomotricista e coach educacional, além de diretora do Grupo Rhema Neuroeducação. Além disso, atua como mentora, empresária, diretora geral da Fatec e diretora pedagógica e executiva do Grupo Rhema Neuroeducação. As instituições já formaram mais de 80 mil alunos de pós-graduação, capacitação on-line e graduação em todo o Brasil. Para mais informações, acesse o site rhemaeducacao.com.br ou pelo instagram.com/maraduartedacosta.

Sobre o Grupo Rhema

O Grupo Rhema Neuroeducação foi criado por Fábio da Costa e Mara Duarte da Costa há mais de 14 anos com o objetivo de oferecer conhecimento para profissionais da educação e pessoas envolvidas no processo do desenvolvimento infantil, tanto nas áreas cognitivas e comportamentais, quanto nas áreas afetivas, sociais e familiares. 

A empresa atua em mais de 20 países, impactando a vida de milhões de pessoas pelo mundo com cursos de graduação, pós-graduação, cursos de capacitação e eventos gratuitos. Para mais informações, acesse o site rhemaeducacao.com.br ou pelo instagram.com/maraduartedacosta.

Comentários (0)