Brasileiros nos EUA impulsionam busca pela cidadania italiana em meio a mudanças migratórias

Mudanças nas políticas de imigração dos EUA estimula brasileiros a buscar alternativas através da dupla cidadania

Brasileiros nos EUA impulsionam busca pela cidadania italiana em meio a mudanças migratórias
Brasileiros nos EUA impulsionam busca pela cidadania italiana em meio a mudanças migratórias (Foto: Reprodução)

São Paulo, março de 2025 – Nos últimos anos, as políticas de imigração dos Estados Unidos passaram por mudanças significativas, tornando os processos de visto e permanência mais complexos. Em tempos de turbulência política nos EUA, especialmente com o retorno de Donald Trump ao cenário político, que promete endurecer as regras de imigração e aumentar as restrições para estrangeiros, muitos brasileiros têm buscado alternativas para garantir sua permanência no país.


Uma dessas alternativas tem se destacado: a busca pela cidadania italiana. Para brasileiros que possuem parentesco com italianos, esse caminho tem se tornado cada vez mais atraente. Em 2023, a Itália viu uma continuação do aumento das aquisições de cidadania por cidadãos não pertencentes à União Europeia, com mais de 196 mil novas concessões, um número estável em comparação com o ano anterior, mas em claro crescimento desde 2021. 


Segundo os dados do Gabinete de Estatística da União Europeia (Eurostat), em 2023, o governo italiano concedeu 213.567 cidadanias para brasileiros com base no direito garantido pelo princípio do "jus sanguinis", um crescimento de 241% em comparação ao ano de 2021.


A obtenção da dupla cidadania se torna um plano B, mas não significa uma mudança forçada para a Europa ou até mesmo um retorno indesejado ao Brasil. Para alguns brasileiros, garantir a cidadania italiana é uma estratégia para contornar possíveis restrições migratórias futuras. 


"Ter a cidadania italiana nos EUA é uma segurança muito importante, podemos ter visto como investidor e residência legalizada. Podemos produzir capital no país e ainda enriquecer. É um privilégio de poucos, especialmente comparados a brasileiros e outros imigrantes ilegais " diz Jean, que mudou-se para os Estados Unidos há 4 anos


Em 2025, entrou em vigor na Itália a nova Lei Orçamentária, sancionada pelo presidente Sergio Mattarella, incluindo o artigo 106 onde encarece o valor para iniciar o requerimento da cidadania italiana. Entre as principais alterações, destaca-se a implementação de uma taxa individual de €600 para processos judiciais de cidadania, substituindo a cobrança anterior de €545, que considerava o processo coletivo. 


Mesmo com o aumento da taxa, há muitos brasileiros que optam pela cidadania italiana, além de ser um direito garantido através do “jus sanguinis”, pelos benefícios de viver, trabalhar e estudar livremente em qualquer país da União Europeia, o acesso a benefícios sociais e de saúde, possibilitando uma maior segurança jurídica, caso ocorram mudanças nas políticas migratórias de outros países, como os Estados Unidos.


“Esse movimento tem se intensificado, com famílias brasileiras que, em busca de maior segurança e estabilidade. A cidadania italiana tem se consolidado como uma ferramenta valiosa não apenas para aqueles que buscam novos horizontes na Europa, mas também como uma importante medida preventiva diante da instabilidade no cenário migratório dos EUA”, explica Matheus Reis, CEO da https://iogringo.com.br/


_________________


Sobre a empresa:


https://iogringo.com.br/ é uma empresa especializada em assessoria para obtenção de cidadania italiana. Com escritórios no Brasil e na Itália, oferece serviços como pesquisa genealógica, documentação, registro civil, retificação administrativa e judicial, tradução juramentada etc. A empresa valoriza a excelência, integridade e transparência em todos os processos, e se dedica a fornecer uma experiência personalizada aos clientes, tratando cada caso de forma única e especializada. A https://iogringo.com.br/ possui 100% de aprovação por juízes italianos por conta da efetividade dos serviços.

Comentários (0)