ACNUR amplia resposta humanitária diante de fuga de pessoas do Líbano para Síria
.
Milhares de pessoas estão fugindo do Líbano para a Síria, à medida que ataques aéreos israelenses continuam a cobrar vidas de civis. O ACNUR, a Agência da ONU para Refugiados, está intensificando seu apoio ao crescente número de pessoas em busca de proteção.
Centenas de veículos estão presos em filas na fronteira com a Síria. Muitas pessoas também estão chegando a pé, carregando o que podem. Grandes multidões, incluindo mulheres, crianças pequenas e bebês, estão esperando na fila após passarem a noite ao relento, com temperaturas em queda. Alguns carregam ferimentos recentes dos bombardeios.
“Esse derramamento de sangue está cobrando um preço terrível, forçando dezenas de milhares a abandonarem suas casas”, disse Filippo Grandi, Alto Comissário da ONU para Refugiados. “É mais uma provação para famílias que já haviam fugido da guerra na Síria e agora enfrentam um bombardeio no país onde buscaram refúgio. Devemos evitar que essas cenas de desespero e destruição se repitam. O Oriente Médio não pode suportar uma nova crise de deslocamento forçado de pessoas. A proteção de vidas civis deve ser a prioridade.”
O ACNUR e seus parceiros, incluindo o Crescente Vermelho Árabe Sírio, estão presentes nos postos fronteiriços, fornecendo alimentos, água, cobertores e colchões para os que chegam, além de orientá-los sobre o apoio disponível na Síria. A situação humanitária na Síria continua grave; o terremoto de 2023 e o prolongado conflito deixaram a infraestrutura crítica em ruínas e milhões de pessoas necessitando de ajuda.
Segundo as autoridades libanesas, mais de 27.000 pessoas foram deslocadas nas últimas 48 horas, e mais pessoas estão abandonando suas casas a cada minuto. As hostilidades mais recentes já mataram 558 pessoas e feriram 1.835.
O ACNUR está respondendo às necessidades das pessoas deslocadas em todo o Líbano, coordenando de perto com as autoridades e outras organizações humanitárias. Nossas equipes estão de prontidão para ajudar mais civis que fugiram dos ataques aéreos, fornecendo abrigo, cuidados de saúde e apoio psicossocial.
O Líbano abriga cerca de 1,5 milhão de refugiados sírios e mais de 11.000 refugiados de outros países.
Fonte:
ACNUR - Agência da ONU para Refugiados
Comentários (0)